Hoje, parece um pouco óbvio para a maioria dos profissionais que a biblioteca existe para atender aos usuários, mas nem sempre foi assim.
No livro "As cinco leis da biblioteconomia" de S. R. Ranganathan, ele dá vários exemplos de como antigamente a preocupação era com a preservação dos livros e não com atendimento do público.
Nesse trecho da foto, que chega a ser cômico de tão absurdo, fica nítido essa característica dos profissionais da época.
Esse apego pela conservação dos livros e uma certa "aversão" ao acesso dos usuários, apesar de não ser a realidade que vivemos hoje, parece ainda reverberar na sociedade atual.
A imagem do profissional bibliotecário como um ser anti-social e "carrasco" de certa forma, ainda vive no imaginário social, o que pode ser percebido nas representações feitas desses profissionais em filmes e sérias por exemplo.
Decidi abordar no meu TCC as representações profissionais dos bibliotecários, pois acredito que estas representações provocam consequências negativas, principalmente quanto à ofertas de emprego.
O que pensam sobre isso? Já leram este livro do Ranganathan? Conhecem pessoas que pensam da mesma forma que o tal Daniel? Haha
Me contem nos comentários!
Nenhum comentário:
Postar um comentário